03/02/2014

Eu li: Quando Nietzsche chorou

Hi minna-san! :D



Bem, eu aproveitei essas férias para tirar um pouco do "ferrugem", sabe? Aproveitei para jogar umas boas partidas de Mario Kart e deixar um pouco da minha sedentarisse de lado com o Wii Play! Huashuashuas
E, obviamente, para tirar o ferrugem literário também!


Nessas férias eu li o livro "Quando Nietzsche chorou".
Lendo um pouco sobre o autor, eu descobri que ele é um psicoterapeuta e professor de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e que este livro, entre tantos técnicos, é seu primeiro romance.

Na obra, o autor tem como base a relação entre o Dr. Breuer e o filósofo Friederich Nietzsche. A crise existencial do filósofo, misturada com uma severa depressão chegando às margens do suicídio, faz com que o Dr. Breuer tenha que desenvolver novos métodos de tratamento, mesmo sem a certeza de obter êxito.

Não somente a relação entre médico e paciente, o romance também aborda outros pontos como a angústia e os desejos de Breuer por sua paciente Anna O., o jovem estudante de medicina Freud e a misteriosa jovem russa, Lou Salomé.

Eu gostei muito do livro e ele possui um final surpreendente! Eu recomendo a sua leitura! ^^

Bem, deixo aqui para vocês uma breve sinopse do livro!

"Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar do filósofo Friederich Nietzsche, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também momentos de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico. O encontro destes dois homens extraordinários resulta numa profunda amizade, aqui recriada pela imaginação poderosa  de Irvin D Yalom, conhecido psiquiatra e escritor renomado. Tomando como pano de fundo a Viena do final do Século XIX, ele constrói um romance apaixonante, em que realidade e ficção se misturam, assim como a literatura, a filosofia e a psicanálise."

Nenhum comentário: